segunda-feira, 17 de agosto de 2009

GLOBO x RECORD


NESSA HISTÓRIA NÃO TEM SANTO

No Blog Controle remoto, de autoria de Felipe Neto, encontramos um bom comentário sobre a guerra entre as emissoras, Rede Globo e Rede Record.

O assunto do momento é a grande guerra estabelecida entre os dois maiores canais de televisão do país. Uma guerra que possui uma representatividade muito maior que qualquer de nós jamais poderia pensar. Uma guerra que deixa claro, de uma vez por todas, que não há mais o monopólio de informação dentro do Brasil. E esse é o motivo de tudo.

Historicamente, o Brasil pós-60 foi, de forma massiva e estarrecedora, massacrado pelo controle ideológico plantado pelo canal número 4. A quantidade de manipulações e a força com que eram estabelecidas soa quase como desesperador para quem estuda o assunto e vê o quanto a sociedade atual é fruto de inúmeras influências ocorridas neste período, época da Ditadura militar, exatamente quando a Globo, em alianças com os próprios ditadores, estabeleceu sua superioridade à concorrente Tupi, ao receber, ilicitamente, milhões de dólares de capital de investimento estrangeiro, quando a Constituição brasileira era clara, proibindo tal ato. Porém, esse foi apenas o início de algo criado para controlar e promover os interesses políticos e econômicos da família Marinho, objetivo alcançado com maestria e obtendo, durante décadas, mais de 85% da audiência nacional. Com o poder nas mãos, a Globo elegeu presidentes, influenciou escolhas e se colocou como definidora do comportamento superficial brasileiro. “Are baba”!

Até os dias atuais, a Rede Globo promove escândalos a seu bel-prazer, sempre colocando os próprios interesses como máximo objetivo e não a imparcialidade da informação para o público brasileiro. A polêmica Sarney foi (e ainda é) um belo exemplo disso, a manipulação completa da informação, condicionando a mente do povo brasileiro a gritar em seus Twitters o bordão bobo e comprado de #forasarney. Mas antes que me critiquem, explico o motivo de não concordar com essas chacotas, estabelecendo um paralelo com a nova guerra da emissora.

O Bispo Macedo sempre foi ladrão, assim como Sarney sempre foi corrupto. Durante 35 anos a Igreja Universal do Reino de Deus existe e há 55 anos o presidente do Senado está na política. Por que agora? Por que os ataques? O que levaria a Rede Globo a querer promover os escândalos contra o Bispo e o Presidente da casa? Por que isso nunca aconteceu antes? Simples, porque agora é o momento em que a Globo necessita utilizar as cartas, que ela segura até que sejam necessárias para suprir suas necessidades. E o povo, manipulado como uma marionete, engole o discurso e o repete, estabelecendo tudo o que a família Marinho sempre quis e sempre conseguiu.

Deixemos claro, sou absolutamente contra Sarney e considero o Bispo Macedo como a representação física daquela possível invenção chamada Demônio. Mas antes de qualquer coisa, eu sou verdadeiramente contra a manipulação da informação para benefício próprio. Sou contra esse pseudo-jornalismo praticado para influenciar e garantir os interesses da família Marinho. Sou contra essa corja que dominou o país durante tantas décadas e que ainda é muito responsável pela estupidificação do povo brasileiro. Sinto-me cansado desse veículo que sempre funcionou como a maior ferramenta para a propagação do controle ideológico. E por isso não consigo aceitar que, mais uma vez, levantemos discursos imbecis e comprados a favor dos interesses globais.

A Record, por sua vez, não fica atrás, principalmente no que tange ao fato de ser fruto do ilícito e ao citado emburrecimento do povo, com seus programas supérfluos e artificiais, voltados para o fortalecimento da cultura do imediatismo e veneração de ídolos de esgoto. Entretanto, a simples existência da Rede Record nos traz algo que jamais tivemos na história da televisão brasileira: a concorrência da informação. A Globo sente-se acuada, não consegue mais exercer de forma tão impactante seus métodos para manutenção dos interesses, o povo já sabe que existem outros canais e já começa a ouvir outras notícias, de outras fontes. O questionamento aumenta e, por isso e agora, a Globo agiu. Agiu de forma covarde, tentando derrubar a emissora que aparece como sombra e a Record, provando ser completamente imatura, respondeu de forma mais covarde ainda, estabelecendo uma guerrinha estúpida e infantil. Numa guerra onde os dois merecem os ataques, não há quem mereça a defesa.

Por fim, sigo em minha idéia fixa de que o Bispo Macedo é ladrão, Sarney é corrupto, porém mais que ambos unidos, a Rede Globo é um câncer. E eu não hei de me agachar perante seus interesses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no Sem Comentários.