sábado, 16 de maio de 2009


Entrevista com o prefeito Leonardo Oliveira (PP) de Ipanguaçu

O prefeito de Ipanguaçu fala, com exclusividade ao jornal Tribuna do Vale do Açu sobre as ações realizadas nos primeiros 4 meses de mandato, suas expectativas para o resto do ano, as dificuldades no enfrentamento das enchentes e sua relação com o ex-prefeito José de Deus Barbosa Filho.



TVA —? Prefeito Como o Senhor encontrou a Prefeitura?
Encontramos a prefeitura em uma situação totalmente administrável, as únicas dificuldades encontradas são alguns prédios públicos e há a necessidade de uma atenção maior à saúde do município que foi exatamente por onde começamos mas em uma visão geral o Ipanguaçu está em uma boa situação

TVA — Prefeito, como o Senhor avalia esses 100 primeiros dias de Governo
Olhe acho que se não consegui atingir 100% das minhas metas para esses primeiros dias de mandato perante a população mas acho que o saldo é positivo pois em minha avaliação ficou mais ou menos nos 70% mesmo sem ter um grande planejamento inicial, uma das prioridades do inicio do mandato Foi e é a agricultura, fizemos o projeto terra Pronta em parceria com O Governo do Estado e a Emater, conseguimos antecipar o corte da terra para tentar escapar das enchentes e assim o pequeno produtor rural não perder sua produção e sua renda.

TVA — Todos nós sabemos que administrar é uma missão árdua, principalmente quando os recursos são escassos. Como o Senhor avalia a redução dos repasses do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, além de outros recursos que também foram reduzidos?
Essa situação vai nos ensinar a trabalhar com o mínimo possível, porque é muito fácil administrar com fartura mas às vezes quando se administra com recursos escassos se atende alguns anseios da população pelo esforço do trabalho, mesmo tendo que diminuir alguns projetos e cortando despesas então a equipe está reunida para encontrar solução para atender as necessidades da população, principalmente das famílias mais vulneráveis, sem usar recursos extras

TVA — Durante a campanha o Senhor prometeu fazer uma administração de continuidade da que governava o município. Com a falta de recursos será possível fazer uma administração melhor?
Eu sempre acredito no amanhã e no desafio, acredito que administrar é antes de tudo competência e responsabilidade, se vier 100% dos recursos do município eu vou administra-los mas se os recursos caírem para 70% eu terei que aprender a administrar com 70% para que não falte com o compromisso assumido com meu povo por falta de competência.

TVA — Como é sua relação com o ex-prefeito José de Deus?
Uma relação de extrema cordialidade, e afinada politicamente, eu o admiro por sua história, tanto que quando tenho dúvidas eu recorro a ele não que ele seja simplismente uma continuidade ou que vá administrar a prefeitura de Ipanguaçu mas eu acredito nas suas idéias e em muitos momentos ele tem me ajudado.

TVA — Em todo o Brasil os professores reclamam que os prefeitos não estão cumprindo a nova legislação em relação ao piso da categoria. O que o Senhor tem a dizer sobre isso?
Não é o caso de Ipanguaçu, nosso município é um exemplo na educação pois acredito que tenha sido um dos únicos a começar a pagar o piso desde o dia 1º de janeiro ou seja a diferença dos oids terços entre o salário que já existia e o Piso de R$ 950 reais inclusive a classe da educação está trabalhando muito bem e com uma boa aprovação.

TVA — E a situação da Saúde? Como o Senhor pretende administrar esse problema?
Bem, nós sabemos que temos que destinar 15% dos recursos municipais para a Saúde, em janeiro e fevereiro nós aplicamos 18% mas reconhecemos que ainda há carência, continuamos o trabalho da gestão anterior, tínhamos 5 equipes de PSF e ampliamos para 6, cada equipe é formada por 1 médico, um auxiliar, 1 odontólogo,1 auxiliar do odontólogo e 1 enfermeira, além disso temos um médico ginecologista de plantão no município para atender as mulheres do Município, temos um Cardiologista, um Ortopedista e umfisio-terapelta, alem de exames de baixa complexidade como raio X e em breve vamos abrir um posto de saúde no conjunto Presidente Lula para desafogar o posto do centro que hoje atende, não só o pessoal da zona urbana, mas os pacientes da zona rural do município.
E por falar em saúde entramos recentemente com um pedido indenização da maternidade Marola Caldas, estamos apenas aguardando um parecer favorável no âmbito judicial para que possamos fazer a reestruturação do prédios e, se Deus quiser, os filhos de Ipanguaçu possam nascer no município. E ainda pretendemos implantar um atendimento de 24 horas na cidade.

TVA — O Senhor acredita que cumpriu a meta dos 100 primeiros dias?
Acredito que cumpri no mínimo 70% das minhas metas, estamos mantendo todos os programas sociais em funcionamento nada foi paralisado ou ficou pra traz e ainda estamos melhorando a situação do município. Outra das ações do município que foi de estrema relevância dado o momento em que estamos foi a limpeza do Rio Pataxó que está amenizando os estragos provocados pelas enchentes

TVA — Até o final do ano o que a população pode esperar?
Um parceiro, um amigo sempre voltado para o coletivo.

TVA — Quanto aos seus assessores, algum secretário se destacou mais do que os outros nesses três primeiros meses?
Não, eu acho que todos os secretários têm autonomia e vontade de fazer um governo melhor, fazemos pare de um governo participativo, há os casos de secretarias que se destacaram mais por seus trabalhos serem mais direcionados como é o caso da secretaria de Saúde e de Agricultura.
SEM COMENTÁRIOS 16-05-09
PARENTESCO
Pois não é que depois que Ivan Júnior assumiu a prefeitura de Assú nossa querida província começa a tomar projeção nacional, primeiro foi no futebol, somos campeões do Estadual e agora temos uma miss Brasil, Com a vitória da Norteriograndense Larissa Costa no concurso de Miss Brasil 2009, acontecido em São Paulo sábado passado, o colunista social Jota Ribamar, descobriu em seu Blog, que a bela jovem tem parentesco com o nosso prefeito Ivan Júnior, Jota descobriu até que ela já passou férias prolongadas aqui na terra dos poetas.

AUTO-ESTIMA
Enquanto nossa auto-estima está em alta, os alunos do município continuam sem aula, o Ginásio inacabado desde o tempo em que Garibaldi era governador, o hospital regional funcionando precariamente, os alunos do estado sem transporte e pra completar uma enchente para ser decretado estado de calamidade pública.
Vou fazer como Botinha; “POTREJA SENHOR!”.

LADRÕEZINHOS
Semana passada quase todos os blog de política do Estado divulgaram comentário de nosso pároco, quando ele se referiu a alguns políticos como; “bonzinhos, ladrõezinhos, farejadores de votos”. Só não entendi a ligação com bonzinhos e ladrõezinhos, se eles pelo menos roubassem dos ricos para dar aos pobres, mas infelizmente, parece ser o contrário.

TOSTINES
O famoso efeito Tostines, nos faz perguntar. O vereador Manoel Botinha defende os professores porque perdeu os cargos na prefeitura? Ou, perdeu os cargos na prefeitura porque defende os professores?

COVARDE
Depois de passar dias e dias lutando em prol da causa dos professores do município de Assú, o presidente do sindicato dos trabalhadores no município, Sergio Enio, ao querer dar fim a greve, só não foi chamado de carne seca pelos professores que insistem em continuar a greve. Teve uma professora que disse no microfone em Praça pública que ele era covarde, traidor e falso, acrescentando “Essa sim é a pior doença”.

FEIJOADA
Com o patrocínio exclusivo do Vereador Manoel Botinha, os professores do município promoveram uma saborosa feijoada na porta da prefeitura quinta-feira passada, o motivo; “Potrestá e pedir potreção ao Senhô pefreito”.
GPS
Tinha até uma professora que me confidenciou que a classe estaria se reunindo no sentido de comprarem um GPS para dar de presente ao prefeito, quando perguntei pra que, imediatamente me responderam, é pra ele se orientar.
BLOG
Ainda em fase de acabamento o Blog do Sem Comentários será lançado nesta próxima sexta-feira, no instante em que será inaugurado o mais novo ponto de encontro, o Chocolate Café, na Av. Senador João câmara, centro.






AUTO-ESCOLA
O Vereador Wedson luta para trazer para Assú uma auto escola pública, segundo ele para atender pessoas carentes do município que não tem condições de tirarem suas carteiras de habilitação, se não for para funcionar como máquina de fazer votos e realmente habilitar o cidadão carente, a idéia é ótima.
Soube que tem auto-escola privada que basta pagar e botar o dedo na hora certa que a carteira chega bem rapidinho.

SUCATA
O Presidente da Câmara de Assú, Odelmo Rodrigues usou a tribuna quinta passada para contar ao povo de Assú que a governadora Vilma esteve em Mossoró essa semana para entregar ao município viaturas policiais, carros e motos novas, enquanto Assú iria receber duas motos velhas e usadas. Odelmo agradeceu e disse que aqui no batalhão só o que tem é sucata, que não precisava de lixo não, “É uma falta de respeito com nosso povo!”, concluiu Odelmo.
Concordo com Odelmo e pergunto; Será que em Assú tem algum político desalmado que vai ter a cara de pau de no ano que vem pedir voto para essa senhora que passou oito anos tratando Assú com notável indiferença?

CALOTE
No início do mês, li no Blog do Registrando que o empresário Jarbas Rabelo, proprietário da CASA DO CIMENTO, foi vitima de calote da “ARKUS COMUNICAÇÃO VISUAL LTDA”, empresa contratada pela PETROBRAS (BR), para prestar serviços na área visual do Posto Nossa Senhora dos Impossíveis (Assu/RN). O mais surpreendente é que a empresa “ARKUS’, foi substituída por outra, deixando um debito considerável na CASA DO CIMENTO.
A Casa do cimento está entrando na justiça objetivando receber pelo que forneceu a empresa construtora, enquanto isso a PETROBRAS BR, diz que não tem nada a ver com a empresa caloteira e sem futuro. Agora eu pergunto; Não seria a PETROBRAS BR, co-autora desse calote? Já que a empresa Arkus foi terceirizada pela PETROBRAS BR?
È aquele velho ditado; “Digas com quem andas...”.

SEM COMENTÀRIOS CONVOCA CQC A VIR EM ASSÚ.
Aqui em Assú, cidade do interior do Rio Grande do Norte, a 210 km da capital Natal, tem um ginásio poliesportivo que vem sendo costruido faz mais de oito anos, só acredito na conclusão desse ginásio se for via força da imprensa, confio em vocês, façam isso por nos, o time de nossa cidade, o ASSU Camaleão foi campeão estadual. Espero retorno de vocês, sei que seria uma otima matéria,estou pronto a ajudar no que for necessário, sou jornalista e tenho um jornal aqui na cidade há mais de 20 anos.
Parabéns a toda equipe do Custe o Que Custar!!!

quarta-feira, 13 de maio de 2009

SEM COMENTÁRIOS SÁBADO 09 TVA

SEM COMENTÁRIOS 09-05-09
IMPORTADO
Foi só eu falar nessa coluna do ostracismo político do ex-prefeito Zé Maria, que de repente ele ressurgiu, dessa vez com uma novidade importada, num é que o Zebrinha vai dar apoio para Deputado Estadual a um tal de Dikson Nasser, o nome é de cantor brega, mais ele é presidente da Câmara Municipal de Natal. Quantos “motivos” Zebrinha terá para apoiar o estrangeiro ninguém sabe. Mas duas perguntas pairam no ar: Será que esse rapaz da NASA sabe onde fica Assú? E Será que Zebrinha vai conseguir transferir pelo menos uma dezena de votos?
Vou fazer como Manoel Botinha: “Potreja Senhor!”.
CACHORRADA
O padre de Assú, Francisco Canindé, soltou as cachorras em cima de uma parte da classe política durante sua participação no programa “Bíblia Deus Com a Gente”, transmitido todas as manhãs pela rádio Princesa do Vale. O motivo do desabafo foi a inoperância da Governadora Vilma de Farias em Assú, principalmente quanto ao transporte escolar que não acontece por parte do Estado.
CACHORRADA II
O enviado de Deus estava tão revoltado com a governadora, que chegou a declarar; “Quando for na época de campanha eleitoral, estão aí nos palanques, piedosos, santos, bonzinhos, ladrõezinhos, farejadores e caçadores de votos, atrás de todos vocês estudantes. Tenham prestígio, dignidade. Dêem um basta nisso”.
Padre Canindé só esqueceu de dizer que os professores do município de Assú estão em greve há mais de um mês por que o prefeito Ivan Júnior e seu vice do PT, advogado, Alberto Luis, se recusam a cumprirem a Lei Federal do piso salarial de Nº 11738, segundo o sindicato dos servidores municipais.
Vou fazer de novo igual a Manoel Botinha: “Potreja Senhor!”.
CACHORRADA III
Diante de tanta cachorrada só não gostei de terem comparado meu doce, fiel e intelectual Jenno as piores espécies da classe política.
PANE
Poucos minutos antes do jogo da decisão, quando o Camaleão tinha uma vantagem de dois gols em cima do Potiguar de Currais Novos, um torcedor preocupado dizia; “só tenho medo desse time dá uma pane”. Aí outro torcedor interrompeu afirmando: “Time não dá pane não, o que dá pane é avião, e quando isso acontece geralmente cai”.
Simbora Botinha: “Potreja Senhor!”
HOMEM COM H
Depois de desagradar o prefeito Ivan júnior por ter defendido a classe dos professores, o edil Manoel Botinha garante que o prefeito num ato de perseguição exonerou sumariamente seu sobrinho e seu cunhado, mas Botinha não ficou calado não, aproveitou a reunião acontecida essa semana na Câmara municipal, entre vereadores, representantes do prefeito e sindicalistas, para dizer que era homem e que seu sobrinho não era analfabeto.
POTREJA SENHOR!!!
ESCONDIDO
Para quem boatou que o prefeito de Assú não teria ido ao estádio em Caicó assistir a final do jogo do Camaleão com medo de uma vaia e teria ficado em Assú escondido assistindo o jogo pela TV União, se enganou. O prefeito estava no bar de Vanzinho, em frente ao cemitério novo.
Potreja Senhor!!!
BI
Depois de consagrado Campeão Estadual, os dirigentes do Camaleão só pensam em ser bi.



YAMAHA

Estivemos ontem almoçando a convite do empresário Jarbas Rabelo, com o também empresário Francisco das Chagas, proprietário das autorizadas Yamaha na cidade de Currais Novos e Santa Cruz, a grande novidade é que Chagas comprou um prédio na Avenida Senador João Câmara e está reformando dentro dos padrões exigido pela autorizada, já que Chagas foi quem ganhou a concessão para representar a Yamaha no Vale do Açu.
A inauguração está prevista para o mês de outubro desse ano e o empreendimento deverá gerar 18 empregos diretos no mínimo. Com a chegada da autorizada Yamaha em Assú, O Vale do Açu ganha sua primeira Concessionária.