sábado, 16 de maio de 2009

Entrevista com o prefeito Leonardo Oliveira (PP) de Ipanguaçu

O prefeito de Ipanguaçu fala, com exclusividade ao jornal Tribuna do Vale do Açu sobre as ações realizadas nos primeiros 4 meses de mandato, suas expectativas para o resto do ano, as dificuldades no enfrentamento das enchentes e sua relação com o ex-prefeito José de Deus Barbosa Filho.



TVA —? Prefeito Como o Senhor encontrou a Prefeitura?
Encontramos a prefeitura em uma situação totalmente administrável, as únicas dificuldades encontradas são alguns prédios públicos e há a necessidade de uma atenção maior à saúde do município que foi exatamente por onde começamos mas em uma visão geral o Ipanguaçu está em uma boa situação

TVA — Prefeito, como o Senhor avalia esses 100 primeiros dias de Governo
Olhe acho que se não consegui atingir 100% das minhas metas para esses primeiros dias de mandato perante a população mas acho que o saldo é positivo pois em minha avaliação ficou mais ou menos nos 70% mesmo sem ter um grande planejamento inicial, uma das prioridades do inicio do mandato Foi e é a agricultura, fizemos o projeto terra Pronta em parceria com O Governo do Estado e a Emater, conseguimos antecipar o corte da terra para tentar escapar das enchentes e assim o pequeno produtor rural não perder sua produção e sua renda.

TVA — Todos nós sabemos que administrar é uma missão árdua, principalmente quando os recursos são escassos. Como o Senhor avalia a redução dos repasses do FPM – Fundo de Participação dos Municípios, além de outros recursos que também foram reduzidos?
Essa situação vai nos ensinar a trabalhar com o mínimo possível, porque é muito fácil administrar com fartura mas às vezes quando se administra com recursos escassos se atende alguns anseios da população pelo esforço do trabalho, mesmo tendo que diminuir alguns projetos e cortando despesas então a equipe está reunida para encontrar solução para atender as necessidades da população, principalmente das famílias mais vulneráveis, sem usar recursos extras

TVA — Durante a campanha o Senhor prometeu fazer uma administração de continuidade da que governava o município. Com a falta de recursos será possível fazer uma administração melhor?
Eu sempre acredito no amanhã e no desafio, acredito que administrar é antes de tudo competência e responsabilidade, se vier 100% dos recursos do município eu vou administra-los mas se os recursos caírem para 70% eu terei que aprender a administrar com 70% para que não falte com o compromisso assumido com meu povo por falta de competência.

TVA — Como é sua relação com o ex-prefeito José de Deus?
Uma relação de extrema cordialidade, e afinada politicamente, eu o admiro por sua história, tanto que quando tenho dúvidas eu recorro a ele não que ele seja simplismente uma continuidade ou que vá administrar a prefeitura de Ipanguaçu mas eu acredito nas suas idéias e em muitos momentos ele tem me ajudado.

TVA — Em todo o Brasil os professores reclamam que os prefeitos não estão cumprindo a nova legislação em relação ao piso da categoria. O que o Senhor tem a dizer sobre isso?
Não é o caso de Ipanguaçu, nosso município é um exemplo na educação pois acredito que tenha sido um dos únicos a começar a pagar o piso desde o dia 1º de janeiro ou seja a diferença dos oids terços entre o salário que já existia e o Piso de R$ 950 reais inclusive a classe da educação está trabalhando muito bem e com uma boa aprovação.

TVA — E a situação da Saúde? Como o Senhor pretende administrar esse problema?
Bem, nós sabemos que temos que destinar 15% dos recursos municipais para a Saúde, em janeiro e fevereiro nós aplicamos 18% mas reconhecemos que ainda há carência, continuamos o trabalho da gestão anterior, tínhamos 5 equipes de PSF e ampliamos para 6, cada equipe é formada por 1 médico, um auxiliar, 1 odontólogo,1 auxiliar do odontólogo e 1 enfermeira, além disso temos um médico ginecologista de plantão no município para atender as mulheres do Município, temos um Cardiologista, um Ortopedista e umfisio-terapelta, alem de exames de baixa complexidade como raio X e em breve vamos abrir um posto de saúde no conjunto Presidente Lula para desafogar o posto do centro que hoje atende, não só o pessoal da zona urbana, mas os pacientes da zona rural do município.
E por falar em saúde entramos recentemente com um pedido indenização da maternidade Marola Caldas, estamos apenas aguardando um parecer favorável no âmbito judicial para que possamos fazer a reestruturação do prédios e, se Deus quiser, os filhos de Ipanguaçu possam nascer no município. E ainda pretendemos implantar um atendimento de 24 horas na cidade.

TVA — O Senhor acredita que cumpriu a meta dos 100 primeiros dias?
Acredito que cumpri no mínimo 70% das minhas metas, estamos mantendo todos os programas sociais em funcionamento nada foi paralisado ou ficou pra traz e ainda estamos melhorando a situação do município. Outra das ações do município que foi de estrema relevância dado o momento em que estamos foi a limpeza do Rio Pataxó que está amenizando os estragos provocados pelas enchentes

TVA — Até o final do ano o que a população pode esperar?
Um parceiro, um amigo sempre voltado para o coletivo.

TVA — Quanto aos seus assessores, algum secretário se destacou mais do que os outros nesses três primeiros meses?
Não, eu acho que todos os secretários têm autonomia e vontade de fazer um governo melhor, fazemos pare de um governo participativo, há os casos de secretarias que se destacaram mais por seus trabalhos serem mais direcionados como é o caso da secretaria de Saúde e de Agricultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no Sem Comentários.