quinta-feira, 31 de março de 2011

Dia da mentira

Dia da mentira

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril.

Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries.

Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril".

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

O Pastor e as dicas de higiene

JUSTIÇA ELEITORAL INFORMA

A JUSTIÇA ELEITORAL INFORMA A TODOS OS PARTIDOS POLÍTICOS QUE O PRAZO PARA SUBMETER AS LISTAS DE FILIADOS VIA INTERNET VAI ATÉ O DIA 14/04/2011.

INFORMA TAMBÉM QUE NO MÊS DE ABRIL PRÓXIMO DEVEM SER ENTREGUES NO CARTÓRIO ELEITORAL AS PRESTAÇÕES DE CONTAS ANUAIS PARTIDARIAS, SOB PENA DE SEREM DECLARADAS AS MESMAS COMO NÃO-PRESTADAS.

CARTÓRIO ELEITORAL DE ASSU-29ª ZONA

Enviado por Artur Nascimento

terça-feira, 29 de março de 2011

Prefeitura do Assú e SESI iniciam projeto “Indústria do Conhecimento”


A Prefeitura do Assú, em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI) implanta no dia 15 de abril o projeto “Indústria do Conhecimento”. Cinco cidades do Rio Grande do Norte foram contempladas, entre elas, Assú.

Tratando-se de um modelo usado nacionalmente, as Unidades SESI Indústria do Conhecimento funcionam como centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca, Internet, curso de informática, concurso de poesia e sarau, onde os usuários têm a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento.

De acordo com informações do SESI, os centros multimídia são estruturados de forma a atender lacunas na promoção do acesso à informação e ao conhecimento, estimulando práticas de leitura e pesquisa. O ambiente da Indústria do Conhecimento é projetado para facilitar a acessibilidade física, com boas condições para leitura e estudo, além de acesso a tecnologias em horários adequados para os usuários.
Tibério Guedes -SACA

SEM COMENTÁRIOS 26-03-11

MALAGRADECIDO
Mais uma vez o ex-prefeito de Assú, Ronaldo de Pataxó surpreendeu a todos quando essa semana ocupou os microfones da Rádio Princesa do Vale para pedir ao prefeito Ivan Júnior que retirasse o nome do Pai dele, Chiquito Soares da Praça inaugurada sexta-feira, 18 no bairro Frutilândia. A homenagem do prefeito ao pai de seu principal oponente hoje, parece não ter agradado aos familiares do saudoso Chiquito, prova disso foi a ausência de familiares no ato da inauguração do logradouro.

MALAGRADECIDO II
O ex-prefeito alega que a obra já havia sido denominada de Praça das Mães lembrando que a verba para sua construção foi conseguida durante o seu mandato através do senador Garibaldi Alves, e pergunta: “Como é que vou aceitar a homenagem ao nome do meu pai, Chiquito Soares, de uma pessoa que só está perseguindo nossos amigos?”

RESPONDENDO
No dia seguinte as declarações do ex-prefeito, o prefeito Ivan Júnior foi à mesma emissora e pediu para quem não quisesse ajudar a atual administração municipal que, pelo menos, não atrapalhasse, fazendo lembrar o slogan criado pelo saudoso Mestre Lou, que na administração do primeiro mandato de Ronaldo Soares, a limpeza pública tinha como uma peça publicitária a frase; “Se não que limpar, não suje!”

DE CULTURA
Durante toda semana passada estive em Natal, junto com a equipe da Fundação José Augusto, participando do Seminário de preparação dos agentes das Casas de Cultura do Estado. Compareceram mais de 50 postulantes a dirigente de Casas de Cultura de 29 municípios diferentes, que tiveram a oportunidade de participar de palestras, mesa redonda, cursos de capacitação, receber orientações e etc., culminando com coquetel no Teatro da Fundação José Augusto que contou com a presença de vários prefeitos do estado e da Governadora Rosalba Ciarline para assinatura de convênio.

DE CULTURA II

A quem interessar possa, tudo indica que dentro de alguns dias estarei assumindo a direção da Casa de Cultura de Assú, e essa indicação foi dos meus amigos Wild Diniz e Dinarte Diniz, com o aval do prefeito Ivan Júnior, já que a indicação dos agentes de todas as Casas do Estado sai das prefeituras. Portanto sou grato a todos os três pela oportunidade única de poder desenvolver projetos culturais em parceria com o município e artistas da Terra de todos os segmentos culturais, tudo é só uma questão de tempo... Ele é o senhor da razão.

FIGURINHAS
Durante o seminário cultural, tive a oportunidade de apresentar aos companheiros de outras Casas um projeto de minha autoria realizado ano passado com o apoio da Prefeitura Municipal de Assú (Ivan Júnior) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Assú (Wild Diniz), o álbum de Figurinhas Pedaço de Céu. O resultado não poderia ser diferente, ficaram todos apaixonados por Assú e pelo álbum, todos querendo que eu ajude-os a fazer um em suas cidades. Todos receberão o álbum completo e me prontifiquei a ajudá-los, resta saber se na cidade deles o prefeito terá a mesma sensibilidade que o prefeito de Assú teve ao receber o projeto.

DE E-MAIL

O que nós motiva a manter um Blog atualizado são mensagens como a do leitor Volney Rodrigues, a quem agradeço e me desculpo pela inconstância.
“Parabéns pela volta (volta?)a blogsfera. Pessoalmente, gosto do jeito com que escreve suas notícias, sempre com uma fina ironia e inteligência. Faz falta nesse mundo virtual assuense com tão poucas pessoas dispostas a passar algum recado inteligente, salvo exceções tipo Rabiscos do SJ,Registrando,VT,Fanfa, entre outros. Bem vindo, e continue a nos brindar com essas "pérolas" que tanto nos informam e nos divertem.” Volney Rodrigues
Lembrando ainda aos leitores do Blog Sem Comentários que essa semana estaremos fazendo uma enquete para saber qual foi o pior prefeito que a cidade de Assú já teve. Entre e vote, o endereço é: http://semcomentariosliberato.blogspot.com

LEITURA LABIAL
Ronaldo Soares diz no ouvido do prefeito Ivan Júnior: retire a homenagem feita a Chiquito Soares, não aceito esse cala boca de você, sonhei com Papai tremendo na sepultura, ele sabe da sua ingratidão comigo e a perseguição que está fazendo aos meus amigos, estamos rompidos e fim de papo!
DO Blog de Aluízio Lacerda.


CULTO
Apesar das limitações em sua administração, o prefeito de Carnaubais, Luizinho Cavalcante,tem um lado muito positivo que raramente é encontrado nos prefeitos da região, é a valorização da cultura, como podemos acompanhar no Blog de Aluízio Lacerda.
“O sexta cultural com o seu projeto Arte na Praça, tem sido o carro chefe das atividades promocionais do setor, durante o exercício 2.009/2.010, deixando amplamente contemplado esforço da equipe técnica do município capitaneada por Carlos Augusto Pereira da Silva, correspondendo a expectativa de público todo final de mês e a confiança do gestor Luizinho Cavalcanti.”