terça-feira, 11 de maio de 2010

RESERVATÓRIOS DE AÇU ESTÃO COM BOM VOLUME DÁGUA

Em visita a sede do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca, DNOC’s, nossa reportagem em entrevista exclusiva com o chefe da unidade de campo da bacia de Açu, Sr. Paulo Rodrigues da Costa Júnior, constatou que os volumes d’água tanto na barragem Armando Ribeiro Gonçalves, como no Açude do Mendubim comportam um volume satisfatório, apesar do fraco inverno que vem preocupando pequenos e grandes agricultores da região que atribuem como o fenômeno da “seca verde” esse período de inverno em que chove pouco, deixando a vegetação verde, praticamente sem aumentar o volume nos açudes.

Com informações complementares do Agente de Atividades Agropecuária, Sr. Hermenegildo Cabral Macedo, constatamos que a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves que comporta dois bilhões e quatrocentos milhões de metros cúbicos de água, está hoje com 83,3% de sua capacidade, equivalente a 2 bilhões e 63 milhões de metros cúbicos de água, mantendo uma vazão de 16.3 metros cúbicos por segundo em sua comporta, mantendo um nível de 1 metro e noventa centímetros para sua sangria o que significa 2 milhões, trezentos e trinta a sete milhões de metros cúbicos d’água.

Fomos informados ainda que durante todo período de inverno esse ano a Barragem Armando ribeiro Gonçalves recebeu um volume aproximado de um metro d’água e fazendo um comparativo para se ter idéia de como está sendo fraco o inverno desse ano o técnico comparou esse volume com de outros períodos invernosos, quando se chega a registrar essa medida em apenas um dia.

A equipe do DNOCs, que diariamente faz a medição dos dois principais reservatórios do Vale do Açu, também nos informou precisamente a situação do Açude do Mendubim, que hoje se encontra na cota 44.09, correspondente a um volume de 58 milhões, 983 mil metros cúbicos d’água, faltando para sua sangria 1 metro e 91 centímetros, ou seja, um volume d’água correspondente a 17 milhões e 300 mil metros cúbicos.

Outro assunto questionado por nossa reportagem foi sobre as erosões na parede da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que a poucos messes foi destaque em toda imprensa do Estado, causando uma certa preocupação entre moradores da região, mas o chefe da unidade do DNOCs em Assú, Sr. Paulo Costa nos informou que as providências já foram tomadas e os recursos de aproximadamente 300 mil reais já foram liberados, restando tão somente a conclusão da licitação para obras de reparo serem iniciadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no Sem Comentários.