De acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para acompanhar a evolução dos municípios brasileiros e os resultados da gestão das prefeituras divulgado no último fim de semana, fazendo um comparativo com o desempenho de 2005 o município do Assu caiu do 17º para o 89º lugar. No ranking nacional Assu ocupa o 3 625º lugar.
O índice toma como base informações dos Ministérios do Trabalho, da Saúde e da Educação. Na educação, o progresso - ou não - é medido considerando-se as taxas de matrícula na educação infantil, de abandono, de distorção idade-série, além do percentual de docentes com ensino superior, a média de horas aula diárias e o resultado do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). Na área de emprego e renda, a geração de novos postos, o estoque de empregos e os salários médios pagos no mercado formal são os critérios analisados. No que diz respeito à saúde, são considerados os números de consultas pré-natal, de óbitos por causas mal definidas e de óbitos infantis por causas evitáveis.
No RN, 48 municípios registraram retração. Assu, foi o município que apresentou um dos índices mais negativos. O chefe da Divisão de Estudos Econômicos da Firjan, Patrick Carvalho, observa que essa queda deve ter sido puxada, principalmente, pelo mau desempenho no mercado de trabalho apontado como de baixo estágio de desenvolvimento no estudo. Em entrevista a Tribuna do Norte, ele frisa que o retrato trazido pelo índice parece defasado porque depende de dados oficiais que demoram para ser divulgados. “Mas acredito que mostre um retrato bem próximo do que está acontecendo hoje”, completa.
Do Blog do Jornalista Alderí Dantas - Link ao lado
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente no Sem Comentários.