segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ENTREVISTA EXCLUSIVA DO PREFEITO IVAN JÚNIOR AO JORNAL TRIBUNA DO VALE DO AÇU


O prefeito de Assú, Ivan Lopes Junior (PP) concedeu uma entrevista exclusiva ao Jornal Tribuna do Vale do Açu, na ocasião o prefeito fez um balanço de sua administração, falou sobre as expectativas para o final do mandato e comentou sobre assuntos polêmicos como a reforma administrativa que está implementando no município e as declarações do ex-prefeito Ronaldo Soares.

Tribuna — Prefeito, como o senhor avalia seus dois primeiros anos de mandato?
Ivan Jr. — Nós observamos que tivemos avanços importantes, principalmente no setor social como geração de empregos e oportunidades através de cursos oferecidos em parcerias com várias instituições, temos a ZPE do Sertão que foi sancionada e iniciada, a infra estrutura do município está melhor, o setor de habitação hoje vive uma nova realidade no Assú com a diminuição do déficit habitacional e com a criação de novas linhas de crédito que contemplam pessoas que não tinham sua moradia ou que a tinham em áreas de risco. Enfim, sabemos que muito já foi feito, mas ainda há muita coisa a se fazer;

Tribuna— O que já foi feito para melhorar a situação da saúde?

Ivan Jr. — Nós estruturamos a saúde do município, temos uma boa base articulada, agora precisamos dar uma guinada no que diz respeito à media e alta complexidade e acreditamos que em 2011 o que falta saúde será resolvido pois o que o município precisava fazer foi feito e agora temos um parceiro importante que é o governo do Estado.

Tribuna — O Hospital Regional Dr. Nelson Inácio dos Santos passa por uma grande crise, o Senhor acha que a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vai ajudar a melhorar esse quadro?

Ivan Jr. — Acho que sim, pois o hospital regional recebe hoje recurso para fazer o atendimento hospitalar e de pronto atendimento e acaba não desempenhado bem nenhuma das funções, a UPA vai dividir esse atendimento, vamos lutar para receber esse recurso, como já víamos lutando há muito tempo, para que cada um possa fazer a sua parte. Conversamos com a Governadora que já sinalizou com uma re-distribuição desses recursos para que o município mantenha um serviço de qualidade, dando sua contrapartida, e o Hospital possa cuidar da parte de urgência, emergência e pacientes hospitalares.

Tribuna— O Assú avançou na educação?

Ivan Jr. — Tivemos um avanço expressivo na educação, principalmente na avaliação de desempenho dos professores e na infra estrutura, estamos recuperando as escolas, falta uma boa parte, mas já temos um plano de trabalho para recuperar, possivelmente, 100% das escolas do município até o final do mandato, além da construção de novas escolas. No ano passado houve um reajuste de 15% no salário dos professores do município sendo o maior percentualmente para inicio de uma gestão.
Tudo isso ocorreu em dois anos de muitas dificuldades, uma crise financeira mundial, enchentes na região, desemprego e outros obstáculos que foram colocados como obstáculos e tivemos que superar.

Tribuna — A política partidária atrapalhou, em algum momento, o andamento da administração?
Ivan Jr. — Acho que não, quando a política parte para discussões que vão ajudar a grande maioria se torna muito salutar. Nós tivemos muitos debates importantes para o município, discussões políticas através das ideologias partidárias e isso foi muito positivo.

Tribuna— A que se deve o atraso da entrega de algumas obras de sua administração como, por exemplo, as praças do Frutilândia?

Ivan Jr — No caso do Frutilândia, uma das praças ainda não foi concluída e a outra está terminada mas tem uma rua que falta ser indenizada e pavimentada, mas algumas obras estão com seu andamento prejudicado pelos entraves da burocracia, nós fizemos muitas obras com recursos próprios e percebemos que nesses casos as obras andam bem mais rápidas pois os entraves são menores, por exemplo: só podemos começar obras do Governo Federal com uma liberação, depois disso o governo manda uma fiscalização para que possa haver o repasse dos recursos e essa equipe, as vezes, demora a chegar; o que entrava os processos de execução das obras.

Tribuna— O que falta para que o cine-teatro Pedro Amorim saia do papel?

Ivan Jr. — Falta a liberação dos recursos por parte da Petrobras para que seja feita a licitação e daí iniciar todo o processo de execução da obra; tudo que cabia à prefeitura do Assú foi feito, além disso estamos fazendo uma gestão permanente junto à Petrobras, com a ajuda da deputada Fátima Bezerra que está nos ajudando na liberação deste recurso acreditamos que ainda em janeiro teremos a sinalização da Petrobras e queremos iniciar a obra ainda no primeiro semestre deste ano.

Tribuna — Outra obra muito esperada por parte dos assuenses é a entrada da cidade, o senhor já tem alguma posição sobre o destino desta obra?

Ivan Jr. — Acabamos de recolher o projeto da entrada da cidade do DNIT porque, apesar deles terem garantido que iriam fazer a obra, depois de dois anos eles deram uma resposta negativa. Mas o Assú não ficar sem uma entrada nova, vamos buscar ajuda de Fabio Faria, Henrique Eduardo Alves, Fátima Bezerra, o Governo do Estado e os senadores e com a ajuda de todos eu tenho certeza que Assú terá uma entrada nova até 2012.

Tribuna — O ex-prefeito Ronaldo Soares concedeu várias entrevistas se dizendo insatisfeito com a sua gestão; o Sr. Sabe o motivo dessa insatisfação?

Ivan Jr. —Cada um tem seu jeito de administrar e cada um tem sua opinião, se está insatisfeito deve ter os motivos dele, não cabe a mim julgar, as críticas são importantes para que a gente possa analisar se estamos errados ou não, mas cabe a mim fazer o que é certo.

Tribuna — O deputado eleito George Soares afirmou recentemente que não tem nenhuma indicação de cargo na sua gestão; isso é verdade?

Ivan Jr. — Nossa gestão começou com um grupo já formado onde muita gente permanece desde a gestão passada e graças a esse grupo nós vencemos as eleições e avançamos muito na gestão, a própria história das pessoas mostra claramente de onde elas são, eu não preciso por rótulos nas pessoas para mostrar isso, mas, desde o início houve uma conversa com George e quando perguntamos se ele gostaria de indicar alguns cargos, ele nos deixou bem à-vontade para tomarmos as decisões necessárias mas com certeza vai ficar pessoas que tem afinidades, tanto com George como com Ronaldo Soares quanto comigo.

Tribuna — Existe, nos bastidores da política, uma lista de mais de dez nomes que disputam o cargo de vice-prefeito na sua chapa, isso indica um favoritismo do Senhor para as próximas eleições?

Ivan Jr. — Para 2012 ainda é muito prematuro discutir indicação de candidatos ou vices, política é coisa de momento, hoje a realidade é uma e amanhã pode ser outra, nós estamos escutando e respeitando todo mundo, tratando todos como pessoas que querem o bem do Assú, mas estamos notando que as mudanças que o Assú precisa e que a cidade merece não se fazem em quatro anos, é um projeto de, no mínimo, oito anos para ser trabalhado, contudo nosso projeto não é de buscar o poder mas o fortalecimento do Assú e hoje eu fico muito feliz pois tenho pessoas me ajudando a construir esse fortalecimento. Trabalharemos 2012 com a responsabilidade e a maturidade necessárias para tomar a decisão correta no tempo correto.

Tribuna — Nessa reforma administrativa, como o Sr. Pretende reduzir custos e ao mesmo tempo aumentar salários?

Ivan Jr. — A Gestão é uma coisa muito interessante, nas grandes empresas muitas vezes os funcionários são estimulados para que eles possam sempre estar buscando o fortalecimento da empresa, é claro que Gestão pública é um pouco diferente mas nós analisamos casos de sucesso, nós procuramos modernizar a gestão melhoramos a remuneração de alguns cargos para que eles possam cada vez mais vestir a camisa do desenvolvimento do Assú e se dedicar integralmente ao município. Nós diminuímos algumas secretarias e com isso diminuímos toda uma estrutura que estava por traz dela, com isso diminuímos custos, através desta reforma vamos dar maior agilidade aos atendimentos com menor custo para a cidade, se isso não tivesse sido feito agora, com certeza, o custo seria maior.

Tribuna — Qual é a obra que será o marco de sua administração?

Ivan jr. — Graças a Deus nós temos obras importantes em diversas áreas, podemos citar tanto obras executadas quanto as que ainda de virão até o final da gestão como a entrada da cidade que é um anseio antigo da população, estamos trabalhando para pavimentar todo o Frutilândia e todo o Vertentes, temos construção de escolas, postos de saúde, o Cine-teatro Pedro Amorim, todas essas são obras marcantes, mas, desde o inicio tivemos a concepção que a principal obra é a Universidade da Criança e do Adolescente pois leva a formação da cidadania e que vai fortalecer o nosso município em várias áreas no futuro, com o conhecimento que estamos proporcionando a esses jovens e melhorando a vida, tanto deles quanto das famílias deles. Eu acredito ainda que obras desse tipo estão sendo necessárias em todo o mundo, esse projeto é pioneiro e eu tenho certeza que ele vai crescer cada vez mais.

Tribuna— A que o Sr. Atribui a falta de oposição a sua gestão?

Ivan Jr. — Isso é muito relativo; muitos acham que oposição só se faz com estardalhaços, mas desde o momento que você torce para não dar certo automaticamente está fazendo oposição e isso acontece, não só na política, mas em toda a nossa vida, porém estamos trabalhando de forma educada e respeitosa buscando todos sem distinção para que possam ajudar o Assú, mostrando que o desenvolvimento do município é mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente no Sem Comentários.